Publicada em 29/05/2025 - 17h21
Por Da Redação
Câmara de São Miguel do Tapuio realiza primeira sessão ordinária do mês de maio
A pauta da sessão foi extensa, com apresentação de 15 requerimentos e 8 proposições legislativas.
Na noite da última quarta-feira (28), a Câmara Municipal de São Miguel do Tapuio realizou sua primeira sessão ordinária do mês de maio, conduzida pelo presidente da Casa, vereador Cimar Soares. A reunião teve participação integral dos parlamentares, entre eles Letícia Monte, Laíde, Cinaldo, Djaci Nogueira, Raulino Cardoso, Bené, Clodomar Mineiro, Leidiane Alves, Dra. Renata Campelo e Regivaldo Siriano.
A pauta da sessão foi extensa, com apresentação de 15 requerimentos e 8 proposições legislativas, incluindo projetos de Leis, decretos legislativos e projetos de indicativo, focados em melhorias para a população, especialmente nas áreas de saúde, infraestrutura e educação.
Infraestrutura e saúde dominam os requerimentos
Entre os destaques, o vereador Clodomar Mineiro sugeriu a realização de uma audiência pública para debater os frequentes acidentes de trânsito no município. Além disso, reivindicou a construção de um posto de saúde na comunidade Mato Escuro e a instalação de uma academia ao ar livre na Praça Francisco Germano da Silva, localizada no bairro Canto.
Já a vereadora Leidiane Alves apresentou três solicitações importantes para a zona rural, pedindo a recuperação de estradas vicinais que ligam as comunidades Lagoa do São Domingo a Baixão do Gabriel, além das vias entre Canabrava de Baixo e Moura. Ela também propôs a construção de um posto de saúde no bairro Santa Rita.
A iluminação pública foi tema da vereadora Dra. Renata Campelo, que solicitou a reposição de lâmpadas na comunidade Brejo da Onça. O vereador Raulino Cardoso pleiteou a melhoria das condições da estrada entre Brejo da Onça e a Fazenda Antunes, bem como a cobertura da quadra esportiva da localidade.
Outras demandas importantes foram apresentadas: o vereador Bené propôs a reforma da Unidade Escolar Titaras; Cinaldo pediu a continuação do calçamento no bairro Morada Nova e a construção de uma quadra poliesportiva em Brejo Grande. Por fim, a vereadora Letícia Monte sugeriu a reforma e adaptação da Praça Parque da Cidade com foco em acessibilidade, além da criação de uma nova área de lazer, a “Praça da Criança”.
Projetos voltados para educação e segurança no trânsito
Na casa legislativa, o presidente Cimar Soares apresentou dois projetos importantes: um que propõe a criação de um atlas municipal através do levantamento georreferenciado das comunidades rurais; e outro que visa tornar obrigatória a sinalização adequada de trânsito nas proximidades de escolas, unidades de saúde e igrejas.
A vereadora Letícia Monte também apresentou uma iniciativa relevante, sugerindo a criação do programa “Bolsa Educação Superior”, que prevê um auxílio financeiro de R$ 400,00 mensais para estudantes oriundos da rede pública que ingressarem em cursos de ensino superior, como forma de incentivo à continuidade dos estudos.
Homenagens e novos programas do Executivo
No campo das homenagens, o vereador Regivaldo Siriano propôs a concessão do Título de Cidadão Sãomiguelense ao senhor Ivaldo Lisboa Lustosa, reconhecendo sua contribuição como técnico agrícola atuante no CEEPRU e na ADAPI.
O Poder Executivo também enviou à Câmara quatro importantes projetos que visam beneficiar diretamente a população:
• REFIS 2025, programa que oferece descontos para regularização do IPTU (Projeto de Lei nº 092/2025);
• Implantação do NutriEJA, programa de transferência de renda para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (PL nº 093/2025);
• Criação do Educa Transporte, iniciativa que concede apoio financeiro aos alunos da rede pública que necessitam de transporte escolar (PL nº 094/2025);
• Estruturação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC (PL nº 095/2025).














Fonte: Da Redação
Tópicos: Câmara smt sessão ordinária mês maio
Mais notícias
-
Alerta meteorológico | 19/02/2026, 08:33h
Inmet emite alertas de chuvas intensas para todo o Piauí
Avisos seguem até sexta-feira e indicam risco de ventos fortes, alagamentos e queda de energia em diversas regiões
-
Última noite | 18/02/2026, 15:35h
Encerramento do Carnaval 2026 leva grande público ao Trenzinho da Folia
Com shows, tradição e muita animação, festa varou a madrugada e encerrou o carnaval em clima de alegria
-
Carnaval Animado | 17/02/2026, 09:51h
Jack Sampaio e Meu Canários animam a terceira noite de Carnaval em São Miguel do Tapuio
Shows levantaram o público no Trenzinho da Folia, em uma noite marcada por alegria, segurança reforçada e a presença de autoridades locais.
-
Carnaval 2026 | 17/02/2026, 09:19h
Segunda noite do Carnaval 2026 lota Trenzinho da Folia em São Miguel do Tapuio
Thiago Sedutor, Chica Égua e Netinho Balachic levantam o público no Trenzinho da Folia



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões