Publicada em 18/06/2025 - 15h14
Por Da Redação
São M. do Tapuio realiza 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial
O evento teve como tema central “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.
Na última terça-feira, 17 de junho de 2025, o municipio de São Miguel do Tapuio viveu um momento histórico com a realização da 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMAPIR), promovida em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Trabalho. O encontro aconteceu no Auditório do CadÚnico (Bolsa Família) e teve como tema central “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.
O evento reuniu representantes da gestão municipal, sociedade civil, conselhos, estudantes, profissionais de diversas áreas e membros da Comunidade Quilombola Macacos. Um momento inspirador marcado pela escuta ativa, reflexões profundas e ações concretas.
A conferência contou com a participação especial de Maria Assunção Sousa Aguiar, superintendente de Promoção da Igualdade Racial e Povos Originários da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos do Piauí. Em sua palestra, abordou de forma contundente o enfrentamento ao racismo estrutural e a valorização das identidades culturais.
Durante a programação, também foram realizadas rodas de conversa, apresentações culturais e discussões em Grupos de Trabalho (GTs) sobre três eixos fundamentais: Democracia, Justiça Social e Reparação. A partir desses debates, foram elaboradas 15 propostas de políticas públicas voltadas à população afrodescendente do município, que serão encaminhadas para apreciação na V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial.
A COMAPIR reforça o compromisso de São Miguel do Tapuio com a equidade, o respeito às diversidades e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a justiça social.



Fonte: Da Redação
Mais notícias
-
Sessões do mês de outubro | 25/10/2025, 11:36h
Presidente da câmara de SMT, vereador Cimar soares, divulga dias das sessões ordinárias de outubro
Os trabalhos legislativos ocorrerão nos dias 29, 30 e 31 de outubro, sempre a partir das 19h, no plenário da Casa Legislativa.
-
Prédio público | 11/10/2025, 12:32h
Prefeito Pompílio Filho inaugura nova sede da Secretaria Municipal de Educação
Nova estrutura leva o nome da ex-professora Maria Anísia, simbolizando reconhecimento à história e ao compromisso com a educação do município.
-
Novas oportunidades | 11/10/2025, 08:01h
Prefeitura de SMT e IFPI realizam reunião para lançamento de curso e novas oportunidades educacionais
Encontro abordará o lançamento do Curso de FIC em Agricultura Familiar e a proposta de novos cursos de especialização.
-
Saúde Digital | 06/10/2025, 18:01h
Prefeito Pompilím participa de evento em Teresina que celebra 1 milhão de atendimentos do Piauí Saúde Digital
A cerimônia contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e de diversas autoridades estaduais e municipais.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões