Publicada em 03/07/2025 - 09h59
Por Da Redação
Câmara municipal aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2026
Projeto de Lei, foi aprovado por unanimidade e estabelece diretrizes para o orçamento e planejamento de médio prazo do município.
A Câmara Municipal de São Miguel do Tapuio aprovou na manhã desta segunda-feira, 30 de junho, durante sessão extraordinária, o Projeto de Lei nº 091/2025, de autoria do Poder Executivo, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício Financeiro de 2026. A matéria também prevê a elaboração do Plano Plurianual (PPA) referente ao período de 2026 a 2029.
A sessão foi conduzida pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Cimar Soares, e contou com a presença dos parlamentares Laíde, Letícia Monte, Clodomar Mineiro, Leidiane Alves, Renata Campelo e Regivaldo Siriano. O projeto foi aprovado por unanimidade entre os presentes, com 6 votos favoráveis. Justificaram ausência com antecedência os vereadores Raulino, Djaci, Bené e Cinaldo.
Pareceres das Comissões
O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, que destacou a conformidade da proposta com a Constituição Federal e com a Lei Complementar nº 95/98. Segundo o relatório, o texto obedece aos critérios legais e técnicos exigidos, além de cumprir com as normas da Lei de Responsabilidade Fiscal e demais legislações orçamentárias vigentes.
A Comissão de Finanças e Orçamento também emitiu parecer favorável, enfatizando que a proposta está alinhada com a Lei Complementar nº 101/2000 e estabelece diretrizes claras para a elaboração do orçamento municipal. O parecer salienta que a LDO e o PPA são instrumentos fundamentais para garantir equilíbrio entre receitas e despesas, além de orientar a boa gestão fiscal do município.
Finalidade do Projeto
De acordo com o texto do Projeto de Lei nº 091/2025, a LDO tem como objetivo nortear a elaboração do orçamento e a definição de prioridades da administração pública municipal, em conformidade com o artigo 165 da Constituição Federal. Já o PPA define metas e objetivos para o quadriênio de 2026 a 2029, oferecendo um planejamento de médio prazo para as políticas públicas e investimentos do município.
Com a aprovação unânime em plenário e os pareceres favoráveis das comissões técnicas, o projeto segue agora para sanção do Poder Executivo Municipal.

Fonte: Portal São Miguel Agora
Mais notícias
-
Marcha dos Prefeitos | 22/05/2026, 18:46h
Prefeito de São M. do Tapuio participa da Marcha dos Prefeitos em Brasília
Comitiva participou de debates sobre fortalecimento financeiro das prefeituras e pautas estratégicas para os municípios brasileiros.
-
ICMS Ecológico | 18/05/2026, 09:18h
São Miguel do Tapuio conquista Selo A do ICMS Ecológico pela 6ª vez consecutiva
Município mantém certificação máxima e segue entre os destaques ambientais do Piauí.
-
Títulos de Cidadão | 18/05/2026, 08:29h
Câmara de São M. do Tapuio entrega Títulos de Cidadão Sãomiguelense em sessão solene
Cerimônia homenageou personalidades reconhecidas por contribuições ao desenvolvimento, à comunicação e ao fortalecimento do município.
-
Campanha de vacinação contra a Influenza mobiliza equipes de saúde em São M. do Tapuio
A campanha acontece entre os dias 04 e 15 de maio, mobilizando equipes de saúde em UBSs e comunidades do município.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões