Publicada em 16/12/2025 - 13h40
Por Da Redação
Rede municipal de Educação divulga edital de matrículas para o ano letivo 2026
O documento orienta a organização das vagas nas unidades escolares e centros municipais de educação.
A Secretaria Municipal de Educação de São Miguel do Tapuio publicou o Edital nº 009/2025, que estabelece as regras e os prazos para o processo de matrículas da Rede Pública Municipal de Educação Básica para o ano letivo de 2026. O documento orienta a organização das vagas nas unidades escolares e centros municipais, abrangendo a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Educação Especial, além das modalidades do campo e quilombola.
De acordo com o edital, a renovação de matrícula dos estudantes que já fazem parte da rede municipal em 2025 ocorrerá entre os dias 5 e 19 de dezembro de 2025, assegurando a permanência do aluno na mesma escola. Já os pedidos de remanejamento e transferência poderão ser realizados no período de 8 a 19 de dezembro de 2025, tanto para mudanças entre escolas da rede municipal quanto entre diferentes redes de ensino.
A matrícula nova, destinada aos estudantes que irão ingressar pela primeira vez na rede municipal, será feita de forma presencial, nas próprias unidades escolares, entre os dias 5 e 30 de janeiro de 2026. Para a efetivação da matrícula, é obrigatória a apresentação da documentação exigida, como certidão de nascimento, comprovante de residência, cartão de vacinação, cartão do SUS e demais documentos conforme a etapa ou modalidade de ensino.
O edital também reforça critérios importantes, como a obrigatoriedade da matrícula no Ensino Fundamental para crianças com seis anos completos ou a completar até 31 de março de 2026, além de garantir a inclusão de estudantes da Educação Especial em classes regulares. O documento assegura ainda o uso do nome social por estudantes LGBTQIAPN+ e proíbe qualquer tipo de cobrança de taxas no ato da matrícula ou ao longo do ano letivo.
A Secretaria Municipal de Educação informa que o início das aulas presenciais está previsto para o dia 4 de fevereiro de 2026, podendo haver ajustes conforme o calendário escolar. A gestão municipal reforça a importância de que pais, responsáveis e estudantes fiquem atentos aos prazos e procurem as unidades escolares para garantir a vaga na rede pública municipal de ensino.
Fonte: Da Redação / Francisco Alves
Tópicos: rede educação smt edital matrículas ano letivo 2026
Mais notícias
-
PI-115, que liga São M. do Tapuio a Assunção do Piauí, recebe investimento de R$ 14 milhões em recuperação
Obra contempla 54,2 km de melhorias em pavimento, drenagem e sinalização, garantindo mais segurança e trafegabilidade.
-
Educação antirracista | 21/01/2026, 14:18h
São Miguel do Tapuio recebe Selo Petronilha Beatriz 2025 por destaque na educação antirracista
Em todo o estado do Piauí, somente nove secretarias municipais de educação alcançaram o selo nesta edição.
-
Contratações temporárias | 20/01/2026, 15:44h
Secretaria municipal de Educação convoca celetistas para contratações temporárias
A convocação tem como objetivo suprir demandas educacionais para o ano letivo de 2026.
-
Carnaval 2026 | 20/01/2026, 15:11h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio divulga atrações do Carnaval 2026
O evento contará com quatro dias de festa, reunindo atrações musicais de renome regional e nacional.




PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões