Publicada em 16/02/2019 - 08h32
Por Francisco Alves
Garantido subsídio de energia a irrigantes, piscicultores e aquicultores
Um total de 5.000 mil pessoas, entre irrigantes, piscicultores e aquicultores, estão recebendo o subsídio atualmente.
O Governo do Estado do Piauí conseguiu aprovação junto à Assembleia Legislativa da lei 7.165, de 27 de dezembro de 2018, que prorroga o prazo de concessão do subsídio de energia até dezembro 2022. Posteriormente, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) renovou convênio com a Cepisa, cujo objetivo é a operacionalização do incentivo à irrigação e aquicultura promovida e custeada exclusivamente pelo Tesouro do Estado, em favor dos consumidores, produtores. irrigantes, piscicultores e aquicultores do estado.
Liz Meireles, diretora de Agricultura Familiar da SDR, afirma que o Governo do Piauí acredita e continuará apoiando a agricultura familiar e os pequenos empreendimentos, com a concessão do subsídio de energia, que consiste no pagamento de 90 até 30% do consumo, dependendo do tamanho da área cultivada.
Um total de 5.000 mil pessoas, entre irrigantes, piscicultores e aquicultores, estão recebendo o subsídio atualmente, e o investimento já realizado pelo governo através do subsídio corresponde a R$ 71 milhões.
A diretora ressalta que, para receber esse subsídio, há todo um processo, que começa nos escritórios do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), passa pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), onde será solicitado e autorizado o licenciamento ambiental e outorga da água, e, na próxima etapa, o processo é analisado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural. Se todas as exigências forem atendidas, a SDR encaminha para que a Cepisa possa conceder o subsídio.
O Estado mantém o incentivo à irrigação e à aquicultura por intermédio do convênio renovado com a Cepisa e se concretiza ao fazer com que o beneficiário(a), dependendo da área beneficiada pela irrigação ou aquicultura, receba mensalmente os seguintes e respectivos percentuais de desconto no pagamento das faturas de energia elétrica, onde também verifica-se que o beneficio será concedido, por estabelecimento rural.
Será considerado consumidor exclusivamente irrigante ou exclusivamente aquicultor, aquele que usar energia elétrica de forma predominante para irrigação ou aquicultura, administrando-se um consumo com outras atividades de até 360KWH/mês. Abaixo, segue modelo do desconto para os beneficiados de acordo com a área cultivada ou utilizada para tanque.
Fonte: Com informações da Ascom
Tópicos: governo subsídio energia irrigantes piscicultores aquicultores
Mais notícias
-
Sessão solene | 05/08/2025, 08:28h
Vice-prefeito Ribinha assume prefeitura de São Miguel do Tapuio em Sessão Solene
Posse de Ribinha como prefeito interino ocorre após licença de 18 dias concedida ao gestor Pompilím para tratar de assuntos pessoais.
-
Experiências inspiradoras | 31/07/2025, 12:04h
São Miguel do Tapuio é destaque nacional com projeto educacional premiado pelo MEC
Município representará o Piauí na Mostra Nacional, em Brasília, com ações voltadas à valorização da cultura afro-brasileira e combate ao racismo
-
Primeira Infância no SUAS | 31/07/2025, 11:35h
São Miguel do Tapuio está entre os vencedores do Prêmio Boas Práticas na Primeira Infância
O prêmio tem como objetivo reconhecer ações que promovem o desenvolvimento de crianças vulneráveis de 0 a 6 anos de idade.
-
Audiência | 31/07/2025, 10:47h
Prefeito Pompilím participa de audiência em Teresina com Secretário de Governo
O encontro contou ainda com a presença do deputado estadual Ziza Carvalho e do prefeito de São João da Fronteira, Marcos Mateus.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões