Publicada em 11/04/2019 - 20h24
Por Francisco Alves
Ciro apresenta projeto para coibir endividamento das famílias
Atualmente, é permitido descontos de até 35% para pagamento de empréstimos, financiamentos e cartões de crédito.
O alto endividamento tem sido um dos grandes adversários dos consumidores brasileiros na hora de equilibrar o orçamento doméstico. Segundo dados da Serasa Experian, em setembro de 2018, 61,4 milhões de consumidores brasileiros estavam inadimplentes, com o nome sujo na praça, e o valor dos débitos com pagamento em atraso chegava a R$ 274,1 bilhões.
Com o objetivo de limitar essa situação e proteger os brasileiros dos golpes financeiros, o senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou um projeto (PL 1763/2019) que reduz para 15% da remuneração mensal do trabalhador o limite dos descontos na folha de pagamento por empréstimos e financiamentos.
“Essa bola de neve de dívidas afeta significativamente essas famílias, que acabam destinando grande parte da sua renda para pagá-las”, argumenta Ciro.
Atualmente, a legislação permite descontos de valores referentes ao pagamento de empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e operações de arrendamento mercantil de até 35% (trinta e cinco por cento) na folha de pagamento do trabalhador. Para o senador, a porcentagem é muito alta e precisa ser revista.
“Infelizmente a população não possui uma boa educação financeira e o estímulo governamental de crédito na última década causou um endividamento assustador em inúmeras famílias brasileiras”, destacou.
Na opinião de Ciro o endividamento é ainda mais grave no caso de pessoas idosas, por não possuírem o hábito de manter reservas de contingência, e dos trabalhadores de baixa renda, “pois o salário reduzido sequer permite a constituição de reservas sem comprometimento do orçamento mensal”, afirmou.
Para o senador a redução do desconto para 15% da remuneração do trabalhador, seja ele servidor público, seja da iniciativa privada, apesar de apenas paliativa, é necessária.
“A solução definitiva, sabemos todos, passa pela educação financeira dos nossos jovens, para que se crie, no futuro, um ambiente de mais poupança e menos endividamento. Esse é o sistema que ocorre nos países desenvolvidos”, argumentou.
O PL 1763/2019 será analisado na Comissão de Assuntos Econômicos e na Comissão de Constituição, Justiça do Senado.
Fonte: Com informações da Assessoria de imprensa
Tópicos: Ciro Senador proposta lei
Mais notícias
-
Sessão solene | 05/08/2025, 08:28h
Vice-prefeito Ribinha assume prefeitura de São Miguel do Tapuio em Sessão Solene
Posse de Ribinha como prefeito interino ocorre após licença de 18 dias concedida ao gestor Pompilím para tratar de assuntos pessoais.
-
Experiências inspiradoras | 31/07/2025, 12:04h
São Miguel do Tapuio é destaque nacional com projeto educacional premiado pelo MEC
Município representará o Piauí na Mostra Nacional, em Brasília, com ações voltadas à valorização da cultura afro-brasileira e combate ao racismo
-
Primeira Infância no SUAS | 31/07/2025, 11:35h
São Miguel do Tapuio está entre os vencedores do Prêmio Boas Práticas na Primeira Infância
O prêmio tem como objetivo reconhecer ações que promovem o desenvolvimento de crianças vulneráveis de 0 a 6 anos de idade.
-
Audiência | 31/07/2025, 10:47h
Prefeito Pompilím participa de audiência em Teresina com Secretário de Governo
O encontro contou ainda com a presença do deputado estadual Ziza Carvalho e do prefeito de São João da Fronteira, Marcos Mateus.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões