Publicada em 13/10/2019 - 21h41
Por Francisco Alves
Ação que pedia cassação do prefeito Zevaldo é julgada improcedente
O Ministério Público Eleitoral opinou pela improcedência da ação. Na sentença, dada no dia 09 de Outubro.
O juiz da 34ª Zona Eleitoral, Leonardo Brasileiro, julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE, ajuizada pela Coligação “Juazeiro do Povo”, que pedia a cassação de prefeito de Juazeiro do Piauí, José Valdo Soares (PSD), mais conhecido como “Zevaldo” e do vice-prefeito Cícero Leite, acusados de captação ilícita de sufrágio e abuso do poder econômico ou político em detrimento da liberdade do voto.
Segundo a ação, familiares de Zévaldo de forma clara e intencional, prometeram e entregaram a eleitores, de forma ilícita, bem material com o fim de obter voto, com objetivo de favorecer os candidatos ao cargo majoritário da Coligação "O Desenvolvimento Continua", configurando as condutas dos investigados abuso de poder econômico.
O Ministério Público Eleitoral opinou pela improcedência da ação. Na sentença, dada no dia 09 deste mês, o juiz aponta que as acusações são graves, “porém simples alegações desprovidas de provas consistentes de sua veracidade não autorizam a desconstituição do mandado eletivo auferido por meio do voto”.
O magistrado finalizou afirmando que na ausência de provas robustas e incontroversas, não cabe ao Juízo desconstituir a vontade popular expressa por meio do sufrágio com base em meras conjecturas, desprovidas de consistente acervo probatório.
Fonte: Com informações do GP1
Mais notícias
-
Marcha dos Prefeitos | 22/05/2026, 18:46h
Prefeito de São M. do Tapuio participa da Marcha dos Prefeitos em Brasília
Comitiva participou de debates sobre fortalecimento financeiro das prefeituras e pautas estratégicas para os municípios brasileiros.
-
ICMS Ecológico | 18/05/2026, 09:18h
São Miguel do Tapuio conquista Selo A do ICMS Ecológico pela 6ª vez consecutiva
Município mantém certificação máxima e segue entre os destaques ambientais do Piauí.
-
Títulos de Cidadão | 18/05/2026, 08:29h
Câmara de São M. do Tapuio entrega Títulos de Cidadão Sãomiguelense em sessão solene
Cerimônia homenageou personalidades reconhecidas por contribuições ao desenvolvimento, à comunicação e ao fortalecimento do município.
-
Campanha de vacinação contra a Influenza mobiliza equipes de saúde em São M. do Tapuio
A campanha acontece entre os dias 04 e 15 de maio, mobilizando equipes de saúde em UBSs e comunidades do município.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões