Publicada em 10/08/2022 - 09h31
Por Da Redação
Especializações do CEAD-UFPI ampliam formação docente e qualificam a educação
As especializações acontecem por meio de dois programas e até o ano de 2025, o CEAD por meio da UFPI vai ofertar 30 cursos.
Uma revolução está em curso para melhorar a educação do Piauí. O Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) deu início a qualificação de professores para atuarem na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio por meio de especializações inovadoras, que atendem a atual política curricular na educação básica e as transformações tecnológicas e sociais.
As especializações acontecem por meio de dois programas: Programa de Formação de Professores do Ensino Médio (PFPEM) e Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PFPEB). A UFPI, por meio do CEAD, foi convidada pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) para executar os programas, que tem aporte financeiro de R$ 22 milhões.
Até 2025, o CEAD vai ofertar 30 cursos de especializações nas áreas do conhecimento, componentes curriculares e unidades temáticas determinados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os cursos serão distribuídos nos campi da UFPI e em outros municípios que tenham núcleos de educação a distância. Ao todo, serão ofertadas 3.600 vagas exclusivas para docentes, por meio de editais lançados pelo CEAD, podendo ter reoferta e aumento de vagas a partir da demanda. “É para chegar lá no município que tem o professor que precisa dessa formação”, destaca a Diretora do CEAD, Lívia Nery.
Além da preocupação de chegar aos locais afastados dos grandes centros e que precisam das qualificações, o CEAD também está voltado para as necessidades e promoção das vocações das regiões, por isso, faz pesquisas e mapeamentos e está aberto para sugestões da comunidade por meio de suas organizações instituídas. “A formação tem que valorizar a vocação da região. A formação para a vida tem que pensar e valorizar as pessoas do lugar”, frisou a professora Lívia Nery.
Especializações – Os cursos do PFPEM foram iniciados em abril deste ano e já são 7 especializações: Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, Especialização em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, Especialização em Matemáticas, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, Ensino de Xadrez e formação para o Mundo do Trabalho, Educação Patrimonial e Ambiental no Ensino de Ciências da Natureza e Ensino de História do Brasil e do Mundo Contemporâneo.
A partir de setembro, serão lançadas as especializações do PFPEB nas áreas de educação infantil, educação de jovens e adultos, ensino fundamental anos iniciais e anos finais.
Educação especial – Outro passo importante na formação de qualidade dos docentes será a parceria com a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp) para oferta de especializações para a educação especial de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Os cursos para essa modalidade serão lançados a partir de novembro deste ano.
“Quando o CEAD se integra a um projeto junto aos parceiros está cumprindo a sua missão institucional, que é formar pessoas para que possam contribuir com o desenvolvimento regional e local. Com essa contribuição, vamos transformar o mundo num lugar melhor. Dentro desse conjunto de especializações, esperamos que as regionalidades e as vocações possam ser percebidas e valorizadas pelos professores e alunos residentes da região, porque essa formação toda é pensando em elevar a qualidade de vida e o padrão de aprendizado dessas pessoas, para que esse retorno se materialize nas comunidades”, ressalta Lívia.
Acesse AQUI para saber mais sobre as especializações do CEAD.
Fonte: Com informações da Cead/UFPI
Mais notícias
-
Bem-Estar Animal | 29/08/2025, 10:17h
Prefeitura de São M. do Tapuio promove ação de Bem-Estar Animal com vacinação e castrações
As atividades têm continuidade nesta sexta-feira, 29 de agosto, na Escola CEEPRU Cônego Cardoso, onde estão sendo realizadas castrações.
-
Fluxo do transporte | 29/08/2025, 09:31h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio proíbe saída de ônibus do centro da cidade
O comunicado também alerta que o descumprimento da medida acarretará penalidades administrativas.
-
Centro Cultural | 23/08/2025, 10:05h
Prefeito de São Miguel do Tapuio anuncia construção do Centro Cultural de Eventos
O novo equipamento público será erguido no espaço que antes abrigava o Clube Municipal.
-
Parlamento Juvenil | 11/08/2025, 15:37h
Sãomiguelense representa o Piauí no Parlamento Juvenil do Mercosul
Ana Vitória, aluna do Ceti Dona Rosaura Muniz Barreto, participa de encontro em Foz do Iguaçu com jovens de países do bloco.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões