Publicada em 30/01/2024 - 09h58
Por Da Redação
Estudante de 17 anos é aprovado em medicina em cinco universidades públicas
O adolescente foi aprovado em sexto lugar na USP e em primeiro lugar geral em duas Universidades do Ceará, uma no Maranhão e uma no Piauí.
Eduardo Ramos Milheiro, de 17 anos, que sonha em ser médico, foi aprovado nesta terça-feira (30) em primeiro lugar geral para o curso de medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Somando todas as aprovações, foram seis resultados positivos, com cinco aprovações em instituições públicas.
Além da provação na UFPI, o adolescente também foi aprovado em duas universidades do Ceará, uma no Maranhão e uma em São Paulo. Ele ainda garantiu uma sexta vaga em uma instituição privada de ensino de Teresina.
"Eu já almejava o curso de medicina desde 2022, quando resolvi que seria uma forma de alcançar a realização profissional e ajudar as pessoas ao mesmo tempo. Meu irmão e minha tia são exemplos de médicos na família, sempre com muito amor à profissão", afirmou o adolescente.
O estudante foi aprovado na Universidade de São Paulo (USP) em sexto lugar, o vestibular de medicina da instituição é um dos mais concorridos do país. Em 2024 foram inscritos 15.063 candidatos (118 por vaga).
No Ceará, Eduardo foi aprovado em primeiro lugar geral para os cursos de medicina na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e na Universidade Regional do Cariri (URCA). Além disso, em Teresina, o adolescente também conquistou o primeiro lugar para o sonhado curso em uma faculdade privada.
Ao g1, o estudante contou que vai cursar medicina na UFPI por ser em Teresina, a cidade onde mora, e também porque terá por perto seus amigos do ensino médico como colegas de sala no ensino superior, que também foram aprovados no mesmo curso e na mesma universidade.
Preparação
• 11 horas de estudo: "Eu passava a manhã vendo aulas, por volta de 5 horas de aula. Tinha a pausa de almoço e, após isso, retornava para os simulados, fazendo simulados toda segunda, terça, quarta, quinta e sábado"
• De 2 a 3 redações por semana: "Em casa eu já estudava bem menos, porque já chegava em casa à noite. Normalmente o estudo em casa ocorria aos sábados pelas manhãs. No geral, contando as aulas e os simulados, ficava na média de 11 horas por dia de estudo.
• Sacrifícios: "Na vida pessoal, não cheguei a abdicar de muitas coisas. O maior problema era a realização dos simulados nos sábados pela tarde, o que tornava o domingo meu único dia de descanso. Mas não cheguei a desinstalar instagram nem whatsapp para me concentrar"
Fonte: Com informações do portal G1/PI
Mais notícias
-
Escolinha de Futebol | 09/11/2025, 16:29h
Prefeitura de Castelo do Piauí lança Escolinha de Futebol Gabriel Moreira Uchôa
As atividades serão realizadas na Quadra Poliesportiva do CETI Cônego Cardoso, sob a orientação de Paulinho Castelo e da equipe da SECUTE.
-
Fortalecimento da agricultura | 09/11/2025, 15:41h
Deputado Átila Filho (PP) destina trator agrícola para Assentamento São Francisco
O anúncio foi feito durante encontro do parlamentar com o prefeito Pompílio Filho, acompanhando do vice-prefeito, Ribinha e do vereador Julieta.
-
Seleção | 09/11/2025, 15:31h
Secretaria de Educação lança editais para novas seleções em São Miguel do Tapuio
Editais oferecem vagas para Diretor Escolar, Professor e Auxiliar de Atividade Educacional com inscrições até dia 14 de novembro.
-
Mais de 200 estudantes | 09/11/2025, 15:24h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio garante transporte público para alunos realizarem o Enem
Quatro ônibus saíram do Terminal Rodoviário Marly Evaristo Cardoso Furtado levando estudantes de três escolas estaduais do município.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões